AzBT 15km

O percurso dos 15km com partida junto à Igreja do Posto Santo, evolui ascendentemente ao longo da Grota do Medo, até ao cume da Serra do Morião, que, setentrional à Cidade de Angra do Heroísmo, oferece uma perspetiva verdadeiramente cénica não só da Cidade Património da Humanidade, mas também de todo o seu entorno terrestre, com a Serra da Ribeirinha e Monte Brasil em destaque, e oceânico, com os Ilhéus da Cabras e possibilitando, em dias de boa visibilidade, contemplar as ilhas de São Jorge e do Pico no horizonte.

bus-1043

BUS TRANSFER

08:30h - Cerrado do Bailão,
Angra do Heroísmo

running-man-8580

START RACE

10:00h - Largo do Posto Santo

gpx-file-icon

GPX DOWNLAD

PONTOS DE ABASTECIMENTO

AzBT_15_elevation_profile

TABELA DAS DISTÂNCIAS

Azores Bravos Trail – 15km – TimeBarriers

Uma Descida Voraz

O percurso dos 15km com inicío junto à Igreja do Posto Santo, evolui ascendentemente ao longo da Grota do Medo, até ao cume da Serra do Morião, que, setentrional à Cidade de Angra do Heroísmo, oferece uma perspetiva verdadeiramente cénica não só da Cidade Património da Humanidade, mas também de todo o seu entorno terrestre, com a Serra da Ribeirinha e Monte Brasil em destaque, e oceânico, com os Ilhéus da Cabras e possibilitando, em dias de boa visibilidade, contemplar as ilhas de São Jorge e do Pico no horizonte.

Serra do Morião.

A partida do percurso da prova de 15 km contará  com início junto à Igreja do Posto Santo, onde o percurso evoluí ascendentemente ao longo da Grota do Medo, descendo em seguida a Canada do Breado, em direção à fachada Norte do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, para realizarem então os cerca de 6 km que os levarão ao encontro dos atletas das restantes provas e até ao cume da Serra do Morião.

 O cume da Serra do Morião dá início à descida que, ao longo de 7 km, conduzirá os atletas até à meta, localizada em pleno Parque Municipal do Relvão, no perímetro da Fortaleza de São João Baptista, Angra do Heroísmo. Descida a fase inicial da encosta por entre vegetação endémica, pouco depois de transposto o Cruzeiro da Serra do Morião e junto ao tanque de regularização de águas, a descida acompanha então a conduta adutora (tubo verde) que abastece a central mini-hídrica, pouco após a qual se encontra localizado o PAC9.

Daqui em diante, o percurso é maioritariamente urbano, descendo a Canada do Vinial, passando à pedreira e acompanhando depois o leito da Ribeira até S. Bento, rumando pela Rua dos Melancólicos, Rua Prof. Augusto Monjardino e Rua Beato João Baptista Machado, até à Memória a D. Pedro IV, ponto privilegiado para, agora em proximidade, ter nova perspetiva cénica do núcleo histórico de Angra e do Monte Brasil.


300974720_753789065671900_2111654063576166777_n

Passagem das Bestas.

Passagem das Bestas.

A entrada no núcleo central da Cidade será feita por entre a densa e luxuriante vegetação do Jardim Duque da Terceira, com as suas espécies exóticas, provenientes do “Novo Mundo”, para depois cruzar a sala de visitas da Cidade, a Praça Velha, com o emblemático edifício da Câmara Municipal. A Rua Direita dará acesso ao Cais da Alfândega e a Estrada Gaspar Corte-Real conduzirá à entrada no perímetro muralhado, pela Porta da Prata, para subir à Fortaleza de São João Baptista, onde, após transpor o portal Norte, atravessar a praça de armas e sair pela porta nascente, os atletas darão então entrada no Parque Municipal do Relvão, atingindo a almejada meta.

Copyright © 2022 - AzBT - Azores Bravos Trail -  Associação de Atletismo da Ilha Terceira

Copyright © 2019 Rui Rocha

Copyright © 2019 Rui Rocha