REGULAMENTO

1. Condições de participação

O Azores Bravos Trail (AzBT) é um evento competitivo de Trail-Running organizado pela Associação de Atletismo da Ilha Terceira (AAIT), em parceria com o Governo Regional dos Açores e dos Municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, e que integra quatro provas: Azores Bravos Trail 100K (AzBT_100), Azores Bravos Trail 65K (AzBT_65), Azores Bravos Trail 35K (AzBT_35), Azores Bravos Trail 15K (AzBT_15) e Azores Bravos Trail Caminhada 15K (AzBT_C) todas elas de formato linear, non-stop.

Este evento é composto pelas seguintes provas:

Distância aproximada Início (local de partida) D+ D-
100 km (AzBT_100) Marina da Praia da Vitória +3.940m -3.900m
67 km (AzBT_65) Clube de Golfe da Ilha Terceira +2.520m -2.800m
35 km (AzBT_35) Zona Balnear dos Biscoitos +1.570m -1.540m
15 km (AzBT_15) Largo do Posto Santo +670m -840m
Tabela 1 – Descrição genérica de prova

1.1 Idade mínima de participação nas diferentes provas

A idade mínima para participar é de 16 anos no AzBT_15 e de 18 anos no AzBT_100, AzBT_65 e AzBT_35, feitos até 31 de outubro de 2023.

A AzBT_C está aberta a menores de 16 anos, desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade.

Os atletas Juvenis ou Juniores, como menores de idade, devem fazer prova da autorização do encarregado de educação em declaração assinada, disponível para download em www.azoresbravostrail.com e a entregar, no secretariado do evento aquando do levantamento do kit.

1.2 Compromisso do Participante ao inscrever-se

Ao inscrever-me no AzBT concordo com o seguinte:

  • Declaro que li e compreendi o regulamento (disponível em www.azoresbravostrail.com);
  • Compreendo e aprovo as condições de participação que figuram no regulamento;
  • Concordo em respeitar todos os itens do regulamento;
  • Concordo em respeitar escrupulosamente e promover a ética;
  • Declaro estar ciente das contraindicações médicas que a presente prova possa despoletar, e consequentemente liberto a organização de qualquer responsabilidade por qualquer problema médico que possa surgir durante o evento devido a negligência da minha parte;
  • Concordo com o tratamento dos meus dados pessoais conforme mencionado na Proteção de Dados;
  • Tomei conhecimento que receberei da organização, comunicações, que são essenciais para a minha participação no evento e para a minha segurança, seja por correspondência, e-mail, mensagens ou quaisquer outros serviços de comunicação eletrónica.
  • Com efeito, ao clicar no campo de confirmação da inscrição, o participante expressa o respetivo acordo (Termo de Responsabilidade) relativamente às condições, termos e regras de inscrição e participação nas provas, em conformidade com o previsto no presente regulamento, o que equivale a declarar o seguinte:

Termo de Responsabilidade

Li e concordo com o Regulamento do Azores Bravos Trail, disponibilizado no site www.azoresbravostrail.com .

Estou consciente do meu estado de saúde e confirmo possuir todas as condições físicas e psicológicas para participar na prova.

Declaro estar ciente das contraindicações médicas que a presente prova possa despoletar, e consequentemente liberto a Organização de qualquer responsabilidade por qualquer problema médico que possa surgir durante o evento, devido a negligência da minha parte.

Ao participar na prova, autorizo gratuita e incondicionalmente a Organização e os parceiros da prova a utilizarem a minha imagem. Como tal, cedo todos os direitos de utilização da minha imagem, nomeadamente captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com a sua divulgação em peças comunicacionais de apoio.

Participo na prova de livre e espontânea vontade, isentando a Organização, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à Organização da prova de qualquer responsabilidade resultante da minha participação, antes, durante e depois da mesma, designadamente no que respeita à perda ou deterioração de objetos pessoais por roubo, danos, ou quaisquer outros motivos não imputáveis à Organização.

Tomei conhecimento que receberei da Organização, comunicações, que são essenciais para a minha participação no evento e para a minha segurança, seja por correspondência, e-mail, mensagens ou quaisquer outros serviços de comunicação eletrónica. Conheço as condições de cancelamento da prova que aceito na íntegra.

1.3 Requisitos de Inscrição

A inscrição é feita exclusivamente no site da plataforma indicada pela Organização, encontrando-se evidenciado no site do evento do Azores Bravos Trail o link para a inscrição.

O pagamento é feito através de referência multibanco ou outro método disponível na plataforma eletrónica de inscrição.

O Termo de Responsabilidade é obrigatório para todos os participantes e é aceite pelo participante no decorrer do processo de inscrição.

O participante deverá preencher o Termo de Responsabilidade, a disponibilizar pela Organização, e deverá entregá-lo, devidamente assinado, aquando da receção do respetivo kit.

1.4 Condições físicas

Os participantes devem:

  • O percurso competitivo das provas exige dos participantes uma experiência e treino específico prévio neste tipo de variante do atletismo e para a caminhada, tal como uma boa condição física e uma adequada gestão do esforço físico e mental que lhes permita completar o desafio.
  • Estar conscientes da exclusiva responsabilidade de cada participante na avaliação da respetiva condição física, reforçando-se que esta deverá ser adequada às características das provas de extrema exigência, que aliam a elevada dureza do terreno a um desnível considerável e a uma longa quilometragem a cumprir, em condições meteorológicas que poderão ser adversas, devendo também adotar especiais deveres de cuidado na passagem de zonas com precipícios e de piso irregular e escorregadio.
  • Aferir das suas capacidades reais de autossuficiência em montanha que lhe permitam reagir adequadamente na gestão de problemas intrínsecos a este tipo de provas, como sejam as alterações das condições atmosféricas, assim como na capacidade de ser autónomo entre dois pontos de abastecimento, não somente na alimentação, mas também no vestuário e segurança.
  • Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, etc.
  • Para sua segurança, a Organização sugere a realização um exame médico desportivo que ateste a respetiva aptidão para a realização deste tipo de atividade física.

1.5 Ajuda externa / Assistência pessoal

É permitida a ajuda externa aos participantes apenas junto aos locais de abastecimento oficiais e de forma a não interferir com o acesso dos demais atletas aos abastecimentos.

É proibido acompanhar os participantes durante o percurso.

É estritamente proibida toda e qualquer ajuda externa fora dos locais devidamente sinalizados.

1.6 Colocação do peitoral

O dorsal é pessoal e, como tal, é intransmissível, devendo ser colocado e mantido de forma bem visível durante toda a prova, sobre a roupa na zona do peito, abdómen ou cintura, não podendo ser fixado sobre a perna, nas costas ou mochila.

A não observância destas regras acarreta penalização, conforme artigo 2.11.

1.7 Regras de conduta desportiva

O AzBT é um evento que promove e privilegia, acima de tudo, o fair-play.

É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto de controlo mais próximo ou contatem a Organização.

A Organização reserva-se o direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através do seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento do evento. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado.

As condutas antidesportivas serão sancionadas de acordo com o seu grau de gravidade, conforme o estipulado no artigo 2.11.

2. Prova

2.1 Apresentação das provas / Organização

A AAIT, com o NIPC 512056412 e sede no Edifício dos Corte Reais 30-F, sito na Estrada Gaspar Corte-Real, 9700-030, freguesia da Sé, em Angra do Heroísmo, é a entidade organizadora do evento denominado ‘Azores Bravos Trail’, 4ª edição, que decorrerá a 7 de outubro de 2023, na Ilha Terceira, com absoluto respeito pelo meio ambiente.

website oficial do evento e os contatos da Organização são os seguintes:

  • Website oficial: www.azoresbravostrail.com;
  • E-mail para assuntos relacionados com a inscrição: stopandgo.net;
  • E-mail para assuntos diversos: azoresbravostrail@gmail.com;
  • Telefone geral da AAIT – 295 217 623.

O número de participantes no AzBT serão aproximadamente 500 participantes, no total das quatro provas.

O número estimado de inscritos por prova:

  • AzBT_100: aproximadamente 50 participantes;
  • AzBT_65: aproximadamente 75 participantes;
  • AzBT_35: aproximadamente 250 participantes;
  • AzBT_15 e AzBT_C: aproximadamente 125 participantes.

A Organização reserva-se ao direito de ultrapassar o número de vagas, para satisfazer os seus compromissos perante convidados e parceiros da Organização e para com os patrocinadores oficiais do evento.

A Organização reserva-se ainda ao direito de reduzir o número de vagas por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afetar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas, com a devida antecedência, no website oficial e redes sociais do evento.

Os percursos das cinco provas do AzBT atravessam zonas pertencentes aos concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

2.2 Programa / Horário

17 de setembro de 2023

  • Encerramento das inscrições

3 de outubro de 2023

  • Transmissão do briefing do Azores Bravos Trail 2023 através das redes sociais

5 de outubro de 2023

  • 14h00-22h00 – Secretariado (prestação de esclarecimentos aos atletas e entrega dos respetivos kits).

6 de outubro de 2023

  • 12h00-24h00 – Secretariado (prestação de esclarecimentos aos atletas e entrega dos respetivos kits).

7 de outubro de 2023

  • 01h30 – Concentração em Angra do Heroísmo da prova AzBT_100 (Cerrado do Bailão)
  • 02h00 – Saída do autocarro para a Praia da Vitória com os atletas da prova AzBT_100
  • 03h00 – Partida da prova de AzBT_100 – Praia da Vitória
  • 05h30 – Concentração em Angra do Heroísmo da prova AzBT_65 (Cerrado do Bailão)
  • 06h00 – Saída do autocarro para o Clube de Golfe da Ilha Terceira com os atletas da prova AzBT_65
  • 07h00 – Partida da prova de AzBT_65 – Clube de Golfe da Ilha Terceira
  • 07h15 – Concentração em Angra do Heroísmo da prova AzBT_35 (Cerrado do Bailão)
  • 07h45 – Saída do autocarro para a Zona Balnear dos Biscoitos com os atletas da prova AzBT_35
  • 08h45 – Concentração em Angra do Heroísmo da prova AzBT_15 e AzBT_C (Cerrado do Bailão)
  • 09h00 – Partida da prova de AzBT_35 – Zona Balnear dos Biscoitos
  • 09h15 – Início de transferes para a prova de AzBT_15 e AzBT_C – Cerrado do Bailão, Angra do Heroísmo
  • 10h00 – Partida da prova de AzBT_15 e AzBT_C – Largo do Posto Santo

8 de outubro de 2023

  • 10h00 – Cerimónia da entrega de prémios – Parque Municipal do Relvão (Angra do Heroísmo)

NOTA: Por razões de força maior, os horários e locais podem ser alterados.

2.3 Distância (categorização por distância) / Altimetria (desnível positivo e negativo acumulados) / Categorização de dificuldade ATRP

Provas Distância aprox. D+ D- Tempo máx. Categoria Dificuldade
AzBT_100 100,9 Km +3.940m -3.900m 24h00 Trail Ultra Endurance 2
AzBT_65 67,6 Km +2.520m -2.800m 15h30 Trail Ultra Médio 2
AzBT_35 35,3 Km +1.570m -1.540m 8h00 Trail Ultra Médio 2
AzBT_15 15,6 Km +670m -840m 5h30 Trail Curto 2
Tabela 2 – Descrição de distância, altimetria de prova, tempo máximo e categorização de dificuldade ATRP

2.4 Mapa / Perfil altimétrico / Descrição percurso

Os mapas, altimetria e dados técnicos constam nos anexos do presente regulamento.

Os percursos do AzBT são maioritariamente compostos por caminhos, trilhos, canadas (azinhagas), estradas florestais não asfaltadas e extensões em asfalto. Os percursos utilizam vias públicas, quer seja em estrada ou fora de estrada, atravessam sítios e localidades e utilizam acessos de serventias que passam por propriedades privadas. Os percursos não estarão, pois, fechados para as provas e nesse sentido os participantes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido nos percursos das provas.

Os percursos das provas atravessam algumas estradas e, por vezes, cruzam-nas na perpendicular. O atravessamento deve merecer a máxima atenção por parte dos participantes.

Haverá locais dos percursos em cujos caminhos poderão existir portões ou cancelas que os participantes terão de abrir e fechar. Sempre que um participante se depare com um portão ou cancela fechada deve deixá-la da forma que a encontrou, ou seja fechada.

A Organização disponibilizará os tracks GPS dos percursos das provas. Contudo, prevalecerá sempre a sinalização colocada no terreno.

A Organização sinalizará o percurso com fitas sinalizadoras, bandeirolas e placas de sinalização vertical. É imperativo seguir os caminhos sinalizados sem tomar atalhos. Os participantes, se deixarem de ver a sinalização durante aproximadamente 200 metros, deverão voltar para trás até encontrar novamente a respetiva sinalização. O bom senso deve imperar.

2.5 Tempo limite

O AzBT é um evento que integra quatro provas de etapa única, com tempo limite de execução de:

Distância aproximada Tempo limite de prova
100,9 km (AzBT_95) 24h00
67,6 km (AzBT_65) 15h30
35,3 km (AzBT_35) 8h00
15,6 km (AzBT_15) 5h30
Tabela 3 – Descrição de tempo limite de prova

As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.). Todos os postos de abastecimentos terão barreiras horárias, conforme tabela:

Controlos de Tempo / Postos de Abastecimento da Competição AzBT_100 AzBT_65 AzBT_35 AzBT_15
PAC1    Serra do Cume 09km » 05h15
PAC2    Passagem das Bestas 20km » 08h15
PAC3    Golfe 33km » 11h15
PAC4    Algar do Carvão 42km » 13h45 10km » 09h30
PAC5    Altares/Domos 55km » 16h30 22km » 12h15
PAC6    Biscoitos 65km » 19h15 32km » 14h45
PAC7    Serra do Narião 75km » 21h30 41km » 16h45 09km » 11h15
PAC8    Furna do Enxofre 86km » 24h00 52km » 19h15 20km » 14h00
PAC9    Nasce Água 95km » 02h00 61km » 21h30 29km » 16h00 10km » 13h30
PAC10   META (Relvão) 100km » 03h00 67km » 22h30 35km » 17h00 15km » 15h30
Tabela 4 – Descrição de controlo de tempo e postos de abastecimento de prova (distâncias aproximadas)

Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem sair do posto de controlo antes do seu encerramento, caso contrário, serão impedidos de prosseguir e, consequentemente, serão desclassificados.

Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só pode fazê-lo anulando o seu dorsal junto da Organização, prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completa autonomia.

Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a Organização reserva-se o direito de alterar as barreiras horárias.

2.6 Metodologia do controlo de tempos

Será utilizado um sistema eletrónico de controlo de tempos. Em diversos postos de controlo poderá existir uma estação eletrónica que registará a passagem dos atletas.

chip entregue no check-in possibilita o registo da passagem do atleta.

Além do controlo eletrónico, haverá igualmente controlo eletrónico/manual de registo de passagem nos postos de controlo e de segurança que estarão em alguns pontos estratégicos do percurso.

A zona de partida será delimitada com barreiras metálicas. Os participantes terão, obrigatoriamente, de entrar nesta área nos locais assinalados para controlo do chip. Nenhum participante pode entrar na zona de partida sem proceder à verificação do chip.

No início da partida o relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes. Os participantes que não estiverem presentes até 15 minutos após a partida ou que se apresentem para além deste período, serão impedidos de partir e, como tal, não serão classificados.

2.7 Postos de controlo

Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela Organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da Organização.

Não controlar um ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante.

Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso. A sua posição, obviamente, não será comunicada pela Organização.

Os abandonos devem ser feitos única e exclusivamente nos postos de abastecimento. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um posto de abastecimento, deve ativar a operação de salvamento, entrando em contacto com a Organização.

O número de contacto da Organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante.

A Organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo / abastecimento, sem aviso prévio. Em caso de condições climáticas fortemente adversas a partida pode ser atrasada no máximo duas horas, período após o qual, a prova é cancelada. Não haverá direito a reembolso.

Durante a prova, em caso de mau tempo, e por razões de segurança, a Organização reserva-se o direito de modificar as barreiras horárias e, ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.

2.8 Locais dos abastecimentos

Os postos de abastecimento irão disponibilizar aos participantes comida e bebida para ser consumida no local. Embora sejam disponibilizadas no local outras bebidas, somente será fornecida água para encher os depósitos dos participantes e outros recipientes.

Haverá primeiros socorros posicionados em todos os postos de abastecimento. É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo, alertem o posto de controlo mais próximo e/ou contatem a Organização.

Os participantes devem acatar as decisões do pessoal médico especializado.

2.9 Material obrigatório / Verificações de material

Durante a competição, todos os participantes têm de se fazer acompanhar da totalidade do material obrigatório. Em qualquer momento durante a prova, os diretores ou chefes de controlo podem verificar o mesmo. O participante terá de aceitar estes controlos de forma pacífica, sem contestar, sob pena de ser excluído da prova, de acordo com a lista de penalizações no artigo 2.11.

Os primeiros 5 (cinco) atletas da geral, masculino e feminino, de todas as provas poderão ser inspecionados, após conclusão da mesma.

Material obrigatório AzBT_100 AzBT_65 AzBT_35 AzBT_15
Dorsal (fornecido pela Organização) x x x x
Mochila ou equipamento similar x x x x
Depósito(s) de água (1 litro capacidade mínima conjugada) x x x x
Manta térmica (min. 100×200 cm) x x x x
Banda elástica ou ligadura (min. 100×6 cm) x x x x
Casaco impermeável x x x
Casaco corta-vento x
Telemóvel operacional x x x x
Alimentação de reserva x x x
Apito x x x x
Copo x x x x
2 Lanternas/frontais + baterias de substituição x
1 Lanterna/frontal + baterias de substituição x
Luz vermelha traseira x x
Documento de identificação x x x x
Sistema de registo de navegação x x x x
Tabela 5 – Descrição de material obrigatório de prova

Qualquer participante que inicie a competição com bastões, terá de transportá-los até à linha de chegada. É expressamente proibido ter acesso ou abandonar os bastões em qualquer parte do percurso.

Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de confirmarem que está em perfeitas condições para a realização da prova.

2.10 Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário

Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito em localidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

2.11 Penalizações / Desclassificações

A direção da prova e os chefes de controlo presentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova, e por isso estão autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações estabelecidas na tabela abaixo:

Infração (do mais para o menos gravoso) Sanção a aplicar
Não prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajuda Desclassificação e erradicação de futuras edições
Abandonar a prova sem avisar a Organização Desclassificação e erradicação de futuras edições
Partilhar o dorsal com outra pessoa, durante parte ou na totalidade do percurso Desclassificação e erradicação de futuras edições
Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova, atalhado intencionalmente o percurso Desclassificação e erradicação de futuras edições
Utilizar transporte não autorizado (boleia) Desclassificação e erradicação de futuras edições
Faltar gravosamente ao respeito com o presente regulamento, a Organização, agentes de socorro, agentes de segurança ou outros participantes (agressão ou insulto) Desclassificação e erradicação de futuras edições
Retirar sinalização do percurso Desclassificação e erradicação de futuras edições
Doping Desclassificação e erradicação de futuras edições
Falsificação de qualquer elemento no ato da inscrição Desclassificação e erradicação de futuras edições
Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela Organização e entidades associadas Desclassificação
Recusar sujeitar-se a avaliações/avaliações médicas Desclassificação
Recusar a apresentação do material obrigatório quando solicitado pela Organização Desclassificação
Não possuir material obrigatório Desclassificação
Exceder o tempo limite de controlo nos postos de controlo com barreira horária Desclassificação
Falhar um ou mais postos de controlo Desclassificação
Perda do chip e/ou dorsal Desclassificação
Pedir ajuda sem necessidade fundamentada Desclassificação
Fazer-se acompanhar de animais Desclassificação
Atirar lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente Desclassificação
Ter acesso ou abandonar os bastões em qualquer parte do percurso entre a partida e a chegada Desclassificação
Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova, desde que não representem atalhos intencionais Penalização de 1 hora
Receber ajuda externa fora das áreas definidas pela Organização Penalização de 1 hora
Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário Penalização de 1 hora
Lanterna/Frontal e/ou luz traseira apagados durante a noite Penalização de 1 hora
Dorsal não visível Penalização de 30 minutos
Tabela 6 – Infrações e sanções associadas

O diretor de competição, com base no seu próprio julgamento, tem o direito de desclassificar ou não permitir a permanência em prova dos participantes que, em qualquer momento se encontrem numa das seguintes situações:

  • Problemas de saúde física ou mental.
  • Abuso ou violação intencional deste regulamento.
  • Comportamento antidesportivo.
  • Ingestão excessiva de álcool.
  • Participação na prova sob a influência de drogas alucinógenas.
  • Expresse desdém grosseiro contra leis, religiões e costumes.
  • Expresse desrespeito grosseiro pelo meio ambiente (incluindo o lançamento deliberado de embalagens de barras, géis ou outros materiais).
  • Mostrar sinais de desprezo grosseiro contra os regulamentos de trânsito.

2.12 Responsabilidades perante o Participante

Os participantes inscritos no AzBT aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte, isentam, renunciam, concordam em não reclamar ou exigir à Organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.

A Organização não será responsável por acidentes causados por doença súbita, negligência ou ignorância negligente de regras e regulamentos, bem como por acidentes que possam ocorrer durante a viagem para chegar ao início da prova ou após o términus da mesma.

2.13 Seguro

O Organizador contrata um seguro de responsabilidade civil durante a vigência do evento. Este contrato de seguro tem por objeto a garantia da responsabilidade que ao abrigo da lei civil seja imputável ao Segurado na qualidade de organizador do evento. Este seguro garante a cobertura mínima das suas responsabilidades, das dos seus colaboradores e participantes, somente em caso de acidente ocorrido durante a prova.

O Organizador contrata um seguro de acidentes pessoais para todos os participantes durante a vigência do evento. O seguro de acidentes pessoais cobre o risco da ocorrência de lesão corporal, incapacidade permanente ou morte participante, em resultado de acidente ocorrido durante a prova (desde o momento em que o participante inicia a prova e até cruzar a linha de meta).

Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contactar a Organização, a qual providenciará o seu encaminhamento para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com o impresso de participação de sinistro com o respetivo número da apólice, carimbado e assinado pelo clube (tomador do seguro). Por vezes e, dada a urgência/gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro. Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.

A participação de sinistro junto da seguradora deverá ocorrer até ao máximo de oito dias úteis à data do sinistro. Após esta data a seguradora reserva-se ao direito de não aceitar a referida participação.

Todo e qualquer documento de despesa relacionado com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo respetivo sinistrado (participante) e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.

Todas as despesas são pagas pelo sinistrado, sendo depois reembolsado pela seguradora de acordo com as coberturas do seguro (exceto o valor da franquia), isto se, a participação de seguro for devidamente efetuada e aceite pela seguradora.

A Organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro. Se o participante for por sua conta à procura de assistência hospitalar sem qualquer conhecimento da Organização, o seguro não será ativado e participante terá de assumir 100% das despesas que incorreu.

Embora a Organização forneça seguro para todos os participantes, é aconselhável que os mesmos tenham um seguro pessoal que cubra a prática de TrailRunning e que no momento da assistência, verifiquem qual o seguro mais vantajoso na cobertura das despesas decorrentes da situação.

2.14 Alteração do percurso

A Organização reserva-se ainda ao direito de pode alterar ou ajustar os percursos em função de possíveis dificuldades que possa vir a encontrar até à semana da realização do evento tais como, não ser autorizada a passagem em zonas privadas, partes do percurso que estejam danificadas, não sendo possível a sua recuperação em tempo útil. A Organização tentará preservar ao máximo as distâncias e desníveis, anunciadas antes da abertura das inscrições. Todas as alterações serão anunciadas no website oficial do evento ou nas redes sociais do evento.

2.15 Cancelamento do Evento/Prova/Provas

A qualquer momento, o Organizador poderá ter que cancelar o evento, uma ou mais provas, devido a mau tempo ou condições inseguras, deslizamento de terra, incêndio, terremoto, desastre natural, falta de água, queda de energia, encerramento de parques locais, estradas ou partes do percurso, protestos ou bloqueio ao longo do percurso, motim, greves, surto ou escalada de doenças ou epidemias ou pandemias (incluindo Covid-19), imposição de quarentena ou proibição de viagens, atos ou ameaças de terrorismo, bloqueios ou desordem, outra ação industrial, comoção civil e qualquer legislação, regulamentação, decisão ou omissão (incluindo falha em conceder qualquer permissão necessária) de qualquer governo, tribunal, autoridade nacional competente ou Órgão Administrativo.

Se o cancelamento ocorrer até ao dia 8 de setembro, os participantes serão parcialmente reembolsados do valor pago no ato da inscrição. O valor do reembolso será decidido de forma a permitir que a Organização faça face às despesas já incorridas e ainda às despesas irremediáveis incorridas a partir da data do cancelamento. Os participantes serão reembolsados da seguinte forma:

Data de Cancelamento Percentagem de Reembolso
Até 31 de julho 2023 Máximo de 60%
01 de agosto a 6 setembro 2023 Máximo de 40%
Após 7 de setembro 2023 Sem reembolso
Tabela 7 – Cancelamentos e reembolsos

2.16 O seguinte não é permitido

Diferir a inscrição para edições futuras.

Participar noutra distância do AzBT que não aquela em que o participante está inscrito.

Troca de dorsal ou utilização do mesmo por outra pessoa que não o participante inscrito.

Qualquer atleta que seja encontrado com o peitoral de outro participante durante o decorrer do evento, tanto este como o verdadeiro titular do peitoral, serão ambos desclassificados e interditos de participar em futuras edições AzBT.

3. Inscrições

O período de inscrições decorrerá entre 20 de janeiro de 2023 e 17 de setembro de 2023 (caso não esgotem).

3.1 Processo de inscrição

No site do Azores Bravos Trail haverá uma ligação para a plataforma de inscrições. Somente as inscrições efetuadas na referida plataforma serão aceites.

Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.

A Organização não se responsabiliza, por eventuais recusas de responsabilidade, por parte da(s) seguradora(s), resultantes da incorreta inserção dos dados no formulário de inscrição por parte do participante.

O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar.

Meio de pagamento disponível: referência multibanco ou outro método de pagamento aplicado pela plataforma digital de inscrições.

Após confirmação do pagamento, o nome do atleta vigorará na lista de inscritos.

Não serão aceites inscrições de atletas que se encontrem punidos pelas respetivas federações devido a sanções aplicadas na sequência de controlos antidoping.

Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado por e-mail para: azoresbravostrail@gmail.com. – Na plataforma eletrónica de inscrição, no separador dos “extras”, além da identificação do tamanho da t-shirt técnica, cada atleta, poderá associar à sua inscrição produtos de merchandising alusivos ao evento.

3.2 Valores de inscrição

Provas até 30/04/2023
Até ao 150.º inscrito
01/05/2023 a 31/07/2023
Até ao 300.º inscrito
01/08/2023 a 17/09/2023
AzBT_100 65,00€ 80,00€ 95,00€
AzBT_65 40,00€ 60,00€ 75,00€
AzBT_35 35,00€ 40,00€ 45,00€
AzBT_15 20,00€ 25,00€ 30,00€
Tabela 8 – Valores de inscrição

O preço promocional apenas será considerado após confirmação do pagamento até às 23h59 da data-limite da respetiva fase.

Após a data-limite, as inscrições que não possuírem o pagamento confirmado serão atualizadas para o valor monetário da fase seguinte.

Na mesma prova ou distância, por cada 5 inscrições da mesma equipa com pagamento formalizado, a inscrição seguinte é gratuita.

Os valores do merchandising possíveis de associar a cada inscrição constarão do separador dos “extras” da plataforma eletrónica de inscrição.

A Organização reserva-se no direito de promover outros momentos promocionais de inscrição no AzBT.

3.3 Alteração de Prova, Cancelamento de Inscrição e Permuta de Inscrição

Não serão aceites quaisquer pedidos por telefone. Todos os pedidos terão de ser obrigatoriamente efetuados por email: azoresbravostrail@gmail.com.

A Organização não procederá ao “congelamento” de inscrições para edições futuras.

3.3.1 Condições de Alteração de Prova

Até 15 de agosto de 2023 é permitida a alteração de prova, desde que haja disponibilidade de vagas.

Entre o dia o dia 16 de agosto e 15 de setembro de 2023, as alterações solicitadas tem uma taxa administrativa acrescida de 10,00 €.

Após o dia 16 de setembro de 2023, não são permitidas alterações de prova.

Caso a alteração seja para uma prova com valor de taxa de inscrição superior, haverá lugar ao pagamento do diferencial, nos valores referenciados no artigo 3.2, acrescido do valor da taxa administrativa. Se a alteração for para uma prova com valor de taxa de inscrição inferior, não haverá lugar à devolução do diferencial, no entanto, terá sempre de pagar a taxa administrativa de 10,00 €, quando realizada no período taxado.

3.3.2 Cancelamento de Inscrição

O participante pode a qualquer momento solicitar o cancelamento da sua inscrição.

Os atletas inscritos na edição de 2023 têm direito a reembolso de acordo com as seguintes condições:

Período de Cancelamento Valor do Reembolso
Até 30 de junho 2023 75% da taxa de inscrição será devolvido
01 de julho a 31 de julho 2023 60% da taxa de inscrição será devolvido
01 de agosto a 6 de setembro 2023 45% da taxa de inscrição será devolvido
Após 7 de setembro 2023 sem reembolso
Tabela 9 – Valores de cancelamento

As comissões pagas no ato da inscrição não são reembolsadas.

Ao cancelar a inscrição, o participante deixa de ter direito ao kit de participação.

3.3.3 Permuta da Prova

Não é possível qualquer permuta de prova entre dois participantes inscritos em distâncias diferentes.

3.3.4 Material incluído com a inscrição

Peitoral personalizado c/ chip integrado.

Etiqueta para saco de muda de roupa e/ou outros haveres, para a prova AzBT_100 (mesmo saco para PAC Biscoitos e chegada); e restantes provas para a chegada.

Prenda alusiva ao evento.

Guia de Atleta – Um guia da prova será disponibilizado em suporte digital. O guia inclui informações práticas, tais como: percurso, desnível, barreiras horárias, postos de controlo e abastecimento, etc.

Recordação de Finisher somente para quem concluir a prova em que se encontra inscrito.

3.4 Secretariado da prova / Horários e local

3.4.1. O Secretariado da prova funcionará em local definido no programa oficial do site Azores Bravos Trail e nas redes sociais da prova (Facebook e Instagram) entre os dias 5 e 6 de outubro, nos seguintes horários.

  • 14h às 22h, dia 5 de outubro 2023.
  • 12h às 24h, dia 6 de outubro 2023.

3.4.2. Documentos/Material a apresentar no check-in

Para o levantamento do dorsal os participantes têm de apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos/material:

Documento de Identificação (CC ou Passaporte) utilizado no processo de inscrição.

3.4.3. Check-in presencial

check-in terá de obrigatoriamente ser feito pelo participante.

Os participantes que não consigam efetuar o check-in dentro do horário previsto, pelo motivo de chegada tardia à Ilha Terceira, poderão fazê-lo após a hora de encerramento, bastando para tal, o envio atempado de um email à organização a solicitar check-in tardio pelo motivo de chegada tardia (azoresbravostrail@gmail.com).

O participante, antes de se ausentar do Secretariado, deve obrigatoriamente confirmar que o material que recebeu está correto, nomeadamente: peitoral, tamanho da camisola (caso faça parte do kit de participação).

3.4.4. Levantamento do kit de participante por terceiros

No caso do participante não poder deslocar-se presencialmente ao secretariado ou não poder participar na prova e sem ter cancelado a inscrição, este poderá autorizar um terceiro a levantar o kit de participação. Para tal terá de descarregar o formulário do site, preencher e assinar. Este documento terá de ser apresentado no check-in juntamente com uma cópia do documento de identificação utilizado na inscrição.

A organização poderá ainda, facilitar o envio do kit de participação por correio postal ou outro meio de distribuição, desde que solicitado pelo participante até ao dia 15 de outubro de 2023 e após pagas todas as despesas inerentes ao referido envio (embalagem postal + portes) acrescido de uma taxa administrativa de 10,00 €. O envio será efetuado no prazo de sete dias úteis.

3.6. Serviços disponibilizados

3.6.1. Serviços incluídos na inscrição

Seguro de acidentes pessoais conforme as condições descritas no artigo 2.13;

Abastecimento de sólidos e líquidos, enquanto em competição, nos postos assinalados;

Assistência médica durante a prova;

Transporte de Angra do Heroísmo para o local de partida da sua prova. (no check-in será questionado se necessita transporte para a partida);

Transporte para a chegada desde um posto de abastecimento, em caso de abandono ou ser impedido pela organização de continuar em prova;

Refeição de chegada (condicionado às medidas restritivas de combate à pandemia Covid-19 que possam existir na data do evento).

4. Categorias e prémios

4.1 Definição da data, local e hora da entrega dos prémios

A entrega de prémios terá lugar no domingo, dia 8 de outubro às 10h00, no Parque Municipal do Relvão (Angra do Heroísmo).

Classificações e Prémios

As diferentes quatro provas serão ganhas pelos concorrentes que somarem o menor tempo no final das mesmas, somadas que forem as devidas penalizações, se as houver.

Para as quatro provas, somente os participantes que se comprove a sua passagem por todos os postos de controlo (registo manual e/ou sistema de cronometragem) e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado, serão classificados.

O apuramento da classificação por equipas será efetuado com base nas três melhores classificações dos respetivos atletas. Para apuramento dos resultados coletivos é importante que o nome da equipa seja uniforme entre todos os participantes dessa mesma equipa! Não serão efetuadas alterações após o início da prova.

Não haverá prémios monetários.

A Organização poderá facilitar a receção, na AAIT, ou envio de troféus, prémios de chegada ou outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição, desde que solicitado pelo participante até ao dia 30 de novembro de 2023 e após pagas todas as despesas inerentes ao referido envio (embalagem postal + portes) acrescido de uma taxa administrativa de 15,00€. O envio será efetuado no prazo de sete dias úteis.

Para cada prova, excetuando a AzBT_C, haverá uma classificação individual feminina e masculina à geral, por escalão e coletiva, da seguinte forma:

Provas AzBT Masculinos Femininos
Geral Troféu aos 3 primeiros Troféu às 3 primeiras
Todos os escalões Prémio aos 3 primeiros Prémio às 3 primeiras
Coletiva Troféu às 3 primeiras equipas Troféu às 3 primeiras equipas
Tabela 10 – Prémios

4.2 Definição das categorias etárias, sexo, individuais e equipas

As categorias etárias serão definidas automaticamente em função dos dados disponibilizados pelos participantes no ato da inscrição, e tendo como referência a idade que o atleta terá a 31 de outubro de 2023.

Para obter classificação coletiva, as equipas terão de ser formadas por 3 praticantes. Para apuramento dos resultados coletivos é importante que o nome da equipa seja uniforme entre todos os participantes dessa mesma equipa! Não serão efetuadas alterações após o início da prova.

Na caminhada AzBT_C não se aplicarão os escalões etários.

4.2.1. Categorias AzBT_15:

  • Juvenis M/F – 16 a 17 anos.
  • Juniores M/F – 18 a 19 anos.
  • Sub-23 M/F – 20 a 22 anos.
  • Seniores M/F – 23 aos 34 anos.
  • M35 / F35 – 35 aos 39 anos.
  • M40 / F40 – 40 aos 44 anos.
  • M45 / F45 – 45 aos 49 anos.
  • M50 / F50 – 50 aos 54 anos.
  • M55 / F55 – 55 aos 59 anos.
  • M60 / F60 – 60 aos 64 anos.
  • M65 / F65 – 65 aos 69 anos.
  • M70+ / F70+ – a partir dos 70 anos (inclusive).

4.2.2. Categorias AzBT_35 / AzBT_65 / AzBT_100:

  • Sub-23 M/F – 20 a 22 anos.
  • Seniores M/F – 23 aos 34 anos.
  • M35 / F35 – 35 aos 39 anos.
  • M40 / F40 – 40 aos 44 anos.
  • M45 / F45 – 45 aos 49 anos.
  • M50 / F50 – 50 aos 54 anos.
  • M55 / F55 – 55 aos 59 anos.
  • M60 / F60 – 60 aos 64 anos.
  • M65 / F65 – 65 aos 69 anos.
  • M70+ / F70+ – a partir dos 70 anos (inclusive).

4.3 Prazo para reclamação de classificações

Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao diretor de prova, acompanhada de uma caução de 20,00 € (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida) até duas horas após a chegada do participante em questão. Na reclamação deve constar o nome do reclamante, n.º BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, n.º do peitoral e motivos alegados. As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, 30 minutos após a sua publicação.

O Júri de Apelo, que analisará a reclamação, será constituído pelo:

  • Diretor de Competição;
  • Juiz Árbitro;
  • Diretor de Reunião;
  • Diretor de Segurança;
  • Um representante de uma associação/federação de Trail-Running. Na sua ausência, será escolhida uma personalidade de reconhecido mérito na área do Trail-Running.

A lista das pessoas que compõem o Júri será afixada no secretariado antes do início da prova.

O Júri pronunciar-se-á antes dos resultados oficiais serem afixados.

5. Direitos de imagem e publicidade

O participante autoriza o tratamento dos dados de voz e/ou imagem captados durante o decorrer do evento, cedendo os direitos sobre os mesmos ao Organizador por dez anos, a título gratuito e sem necessidade de consulta prévia sobre as formas de utilização, agindo sempre o Organizador de boa-fé e de acordo com a sua Lei e Princípios. O tratamento tem por finalidade o arquivo histórico, a promoção e divulgação do evento nos diversos meios de comunicação ao dispor, nomeadamente em cartazes, flyers, produtos de merchandising exclusivo do AzBT, redes sociais, sítios de internet, televisão, rádio e outros equivalentes. Somente a Organização pode passar este direito de imagem aos Media via uma acreditação ou licença adaptada.

A Organização detém, em exclusivo, os direitos publicitários e comerciais das provas, competindo-lhe negociar e administrar tais direitos por conta e no interesse de todos os participantes, patrocinadores, parceiros e demais entidades. A Organização detém em regime de exclusividade o direito de receber, reter e distribuir todas as receitas provenientes da exploração dos direitos comerciais e publicitários. Todos os contratos ou acordos comerciais relativos à exploração comercial das provas têm de ser escrupulosamente respeitados pelos participantes. Os participantes devem encetar todos os esforços no sentido de assegurar o cumprimento das obrigações assumidas neste âmbito pela Organização.

Haverá acreditação de jornalistas, fotógrafos e audiovisuais, que lhes concede acesso a locais restritos e à captação limitada de imagens, conforme estipulado pelo Organizador.

É obrigatório o uso do material publicitário fornecido pela Organização, (peitoral, autocolantes, etc.). Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário será alvo de penalização.

Salvo autorização expressa da Organização, fica expressamente vedado ao participante, durante o período de realização da Prova, a afixação de publicidade, por qualquer forma, e a promoção de empresas, produtos, bens, equipamentos ou serviços.

São da responsabilidade do participante quaisquer encargos decorrentes da utilização pessoal, no decorrer da prova e no seu termo, de marcas registadas, patentes ou licenças de direitos de propriedade intelectual. – Caso a Organização venha a ser demandada por ter infringido qualquer dos direitos mencionados no ponto anterior, o participante fica obrigado a indemnizar a Organização de todas as despesas que, em consequência, haja de fazer e todas as quantias que tenha de pagar seja a que título for.

6. Proteção de dados

Recolha e tratamento de dados pessoais – (art.13.º, n.º 1, alínea a) do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD))

Os dados dos participantes recolhidos no âmbito da inscrição numa das provas do AzBT através da plataforma da empresa contratada para o efeito, serão registados para as necessidades da Organização e em particular para identificar cada participante, a fim de lhe ser comunicado informações relacionadas com a sua participação antes, durante ou depois do evento. O preenchimento dos dados indicados como obrigatórios são necessários para poder participar no evento.

Encarregado de Proteção de Dados – (art.13.º, n.º 1, alínea b) do RGPD)

Os contactos do Encarregado de Proteção de Dados (EPD) da Organização são: azoresbravostrail@gmail.com.

Finalidade do tratamento de dados pessoais – (art.13.º, n.º 1, alínea c) do RGPD)

As operações de tratamento de dados realizadas pela Organização enquadram-se numa ou mais finalidades específicas, constituindo fundamento de legitimidade o consentimento do/da titular dos dados e o tratamento ser considerado necessário para:

  • Comunicação de informações de carácter informativo, promocional e comercial para o participante antes, durante ou depois do evento.
  • Os dados pessoais recolhidos poderão, ainda e eventualmente, ser objeto de tratamento para fins estatísticos, para ações de divulgação de informação ou promocionais e para ações de comunicação, através de comunicação direta, seja por correspondência, seja por correio eletrónico, mensagens ou qualquer outro serviço de comunicações eletrónicas. Está, todavia, sempre assegurada a prévia informação e a recolha da autorização expressa para estas últimas finalidades, podendo os/as utilizadores(as), a qualquer momento, exercer o seu direito de oposição à utilização dos seus dados pessoais para outras finalidades que extrapolem a gestão do relacionamento com o Organizador no âmbito do evento.

Conservação dos dados – (art.13.º, n.º 2, alínea a) do RGPD)

Os dados do participante são mantidos na base de dados por um período máximo de 3 anos. Este período é renovável a cada registo, relativo a questões do seguro da prova. Após 3 anos, e a menos que o corredor autorize a Organização a manter seus dados, todos os dados são excluídos, exceto o sobrenome do participante, nome, data de nascimento, sexo e nacionalidade para manter a classificação.

Destinatários de dados pessoais – (art.13.º, n.º 1, alínea e) do RGPD

Para efeitos de seguro desportivo, serão transferidos para a companhia de seguros que a Organização tenha contratado, dados pessoais, nomeadamente: nome, sexo, NIF, cartão de cidadão, data de nascimento, nacionalidade, morada, email e telemóvel.

Para efeitos de cronometragem da prova, serão transferidos para a entidade de cronometragem que a Organização tenha contratado, dados pessoais, nomeadamente: nome, sexo, categoria, data de nascimento, cartão de cidadão, email, telemóvel, contactos de emergência e nacionalidade.

Os seus direitos – (art.13.º, n.º 2, alínea b) do RGPD)

De acordo com o RGPD (EU RGPD 2016/679), qualquer participante pode exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para azoresbravostrail@gmail.com.

Qualquer pedido de acesso ou modificação de dados pessoais será processado o mais rápido possível e dentro de 1 mês após o recebimento.

7. Informações

Sacos para muda de roupa e/ou outros haveres

Aos participantes nas provas AzBT_100 será fornecido uma etiqueta para identificação do saco de muda de roupa e/ou outros haveres, o qual será encaminhado para o controlo que estará localizado nos Biscoitos e posteriormente para a zona de meta (chegada). Para as provas AzBT_65, AzBT_35 e AzBT_15 o saco, devidamente identificado com a etiqueta da prova, será encaminhado diretamente para a zona de meta (chegada). Os participantes entregam o saco na zona de partida, o qual ser-lhes-á devolvido na zona de chegada mediante a apresentação do peitoral. Poderá ser levantado antes, desde que este já se encontre na zona de recolha de sacos.

Não é permitido colocar bastões dentro do saco.

A Organização não assume quaisquer responsabilidades sobre o conteúdo dos mesmos sacos.

A Organização não transportará nada mais além do saco que será fornecido pela Organização.

A recolha do saco tem de ser feita obrigatoriamente até às 10h30 do dia 8 de outubro no Parque Municipal do Relvão (Angra do Heroísmo). Quem não fizer a recolha do saco, a Organização poderá facilitar o seu envio por correio postal ou outro meio de distribuição, desde que solicitado pelo participante e após pagas todas as despesas inerentes ao referido envio (embalagem postal + portes) acrescido de uma taxa administrativa de 15,00 €. O pedido de envio do saco terá como data-limite o dia 30 de outubro de 2023. Após esta data, o material que estiver em bom estado será doado, sendo o restante deitado no lixo. O envio será efetuado no prazo de sete dias úteis.

Modificações

Estas regras podem ser editadas, alteradas ou melhoradas a qualquer momento pela entidade organizadora, sem aviso prévio até ao dia 31 de agosto de 2023. Cada vez que o presente regulamento seja modificado, será indicado na linha reservada à versão do documento e respetiva data de atualização, conforme ex: Regulamento (v.02.23 – 2022-10-17).

Outros

O Júri decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/10/Rodapé-copy-2-1536x713.png

Copyright © 2023 - AzBT - Azores Bravos Trail - Associação de Atletismo da Ilha Terceira