SOBRE

O Azores Bravos Trail teve a sua primeira edição em 2020, quando o mundo vivia ainda envolto no surto pandémico, o que não impediu que atletas e organização “desbravassem” o sucesso dos trilhos e belezas da Ilha Terceira, no meio do Atlântico, rumando todos os passos à pacatez da Mata da Serreta, depois de muita lama, nevoeiro, subidas e descidas com pedras e armadilhas. Enfim, tudo aquilo de que gostam os Trail-Runners.

Em 2021, o traçado repetiu-se, mas já com a noção clara de que havia um diamante para lapidar. O Trail Running tinha chegado à Ilha Lilás para ficar. Os 160 atletas da edição inaugural passaram a 230. A experiência acumulada fazia prometer crescimento e mudanças, que aconteceriam no ano seguinte.

Em 2022, o Azores Bravos Trail passou a ligar as duas cidades terceirenses, Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, a antiga capital liberal, património mundial da humanidade, cujo casco histórico foi atravessado pelos atletas para terminarem as quatro corridas no Relvão, paredes meias com a Fortaleza de São Sebastião, e de olhos postos na baía das Descobertas. Um misto claro de novidades e passado glorioso, como se pretende sejam as emoções de cada um dos atletas, após concluir e festejar mais uma edição da prova. E foram mais de 300.

Este ano, o desafio dos 100kms marca o percurso ascendente de um evento que já conta para as principais competições nacionais, e cujo convívio final marca pontos nas recordações de quem já a disputou. O limite está estabelecido na satisfação de todos, após o esforço desenvolvido entre paisagens únicas, nesta que é a mais festiva ilha de bruma. Cá vos aguardamos!

Miguel Sousa Azevedo

Azores Bravos Trail 100K

AzBT_100
https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/logo-endurance.png

O percurso maior, que começa e termina junto ao mar, mas se desenvolve maioritariamente por trilhos interiores, terá um contacto adicional com as águas atlânticas ao longo desta etapa. Nela, os atletas serão conduzidos até à costa Norte da ilha, ora inóspita, ora aprazível, mas sempre deslumbrante, zona balnear dos Biscoitos, às suas deslumbrantes piscinas naturais e ao seu magnífico entorno paisagístico com predominância da cultura da vinha e do vinho.

https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/highlight3.jpg
https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/highlight6.jpg

Azores Bravos Trail 65K

AzBT_65
https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/logo-ultra.png

O percurso dos 65km, que começa no emblemático Clube de Golfe da Ilha Terceira e termina junto ao mar, na cidade de Angra do Heroísmo, desenvolvendo-se pelos trilhos interiores, com um contacto adicional com as águas atlânticas a meio desta etapa. Nela, os atletas serão conduzidos até à costa Norte da ilha, ora inóspita, ora aprazível, mas sempre deslumbrante, zona balnear dos Biscoitos, às suas deslumbrantes piscinas naturais e ao seu magnífico entorno paisagístico com predominância da cultura da vinha e do vinho.

Azores Bravos Trail 35K

AzBT_35
https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/logo-taca.png
https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/logo-trail.png

A partida do percurso dos 35km será realizada nos Biscoitos, capital da costa Norte da ilha,  ora inóspita, ora aprazível, mas sempre deslumbrante, zona balnear dos Biscoitos, às suas deslumbrantes piscinas naturais e ao seu magnífico entorno paisagístico com predominância da cultura da vinha e do vinho. O desafio contará com um percurso que atravessará as curraletas, que servem abrigo ancestral a uma característica cultura da vinha e do vinho, em terrenos de forte exposição aos elementos.

https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/highlight2.jpg
https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/highlight7.jpg

Azores Bravos Trail 15K

AzBT_15
https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/logo-sprint.png
https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/logo-jovem.png

O percurso dos 15km com partida junto à Igreja do Posto Santo, evolui ascendentemente ao longo da Grota do Medo, até ao cume da Serra do Morião, que, setentrional à Cidade de Angra do Heroísmo, oferece uma perspetiva verdadeiramente cénica não só da Cidade Património da Humanidade, mas também de todo o seu entorno terrestre, com a Serra da Ribeirinha e Monte Brasil em destaque, e oceânico, com os Ilhéus da Cabras e possibilitando, em dias de boa visibilidade, contemplar as ilhas de São Jorge e do Pico no horizonte.

ASSOCIADOS

https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/04/logos-associados-update-2.png

ORGANIZADORES

https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2023/03/logos-organizadores.png

Copyright © 2023 - AzBT - Azores Bravos Trail - Associação de Atletismo da Ilha Terceira