SOBRE

O Azores Bravos Trail arrancou em 2020, em plena crise pandémica e com o mundo envolto em incertezas. Isso não impediu que atletas e organização “descobrissem” o sucesso dos trilhos e belezas da Ilha Terceira, no meio do Atlântico, com a Mata da Serreta a ser ponto de meta de um evento duro, com muita lama, nevoeiro, subidas e descidas, pedras e armadilhas. Enfim, tudo aquilo que “espevita” os sentidos aos Trail-Runners.

Em 2021, o traçado repetiu-se, mas já com a noção clara de que havia um diamante para lapidar. O Trail Running tinha chegado à Ilha Lilás para ficar. Os 160 atletas da edição inaugural passaram a 230. A experiência acumulada fazia prometer crescimento e mudanças, que aconteceriam no ano seguinte.

Em 2022, o Azores Bravos Trail passou a ligar as duas cidades terceirenses, Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, a antiga capital liberal, património mundial da humanidade, cujo casco histórico foi atravessado pelos atletas para terminarem as quatro corridas no Relvão, paredes meias com a Fortaleza de São Sebastião, e de olhos postos na baía das Descobertas. Um misto claro de novidades e passado glorioso, como se pretende sejam as emoções de cada um dos atletas, após concluir e festejar mais uma edição da prova. E foram mais de 300.

Em 2023, o desafio dos 100kms, e uma “enchente” de mais de 500 atletas, marcaram o evento, em pleno percurso ascendente e já a contar para as principais competições nacionais. Para lá da habitual movimentação das provas do género, o Azores Bravos Trail destaca-se pelo alegre convívio final, marcando pontos nas recordações de quem disputa a prova…e tem desde logo razões para voltar. Na mais festiva das ilhas de bruma, a animação faz-se a correr e a sorrir. Com o nosso povo a convidar-vos para mais uma “voltinha”!

Até outubro!

Miguel Sousa Azevedo

https://azoresbravostrail.com/wp-content/uploads/2024/06/Rodapé-copy-1536x898.png

Copyright © 2023 - AzBT - Azores Bravos Trail - Associação de Atletismo da Ilha Terceira

pt_PTPortuguese